quinta-feira, 23 de março de 2017

Dois vídeos e muitos termos médicos...

Olá, meu povo!
Como estão os coraçõezinhos de vcs?

Bom, hoje eu trouxe um vídeo mostrando a aplicação da minha injeção.
Como eu já falei aqui no blog, eu faço injeção do Interferona 1A, três vezes na semana: segunda, quarta e sexta. Essa aplicação pode ser feita manualmente, que é a forma que todo mundo está familiarizado, ou com um aplicador automático, que é o que estou trazendo no vídeo abaixo.

Antes de deixar vcs com o vídeo, vou deixar aqui algumas curiosidades:
  • O Interferon é naturalmente produzido pelo corpo. É uma proteína produzida pelos leucócitos e fibroblastos para interferir na replicação de fungos, vírus, bactérias e células de tumores e estimular a atividade de defesa de outras células.
  • Ele é usado no tratamento de diversas doenças, como doenças do colágeno, lúpus e artrite reumatoide, diabetes mellitus dependente de insulina, hepatite fulminante, pancreatite grave, nefrite, esclerose múltipla, doenças alérgicas e aterosclerose.
  • O uso desta medicação pode trazer diversos efeitos colaterais: dor no corpo, coceira e vermelhidão no local na aplicação, um quadro parecido com gripe (febre - até 40°C, calafrios, dor de cabeça, náusea, vômitos e diarreia). Com a continuação da terapia (tratamento em longo prazo), podem aparecer: neurastenia com fadiga intensa, anorexia, mialgia, perda de peso, alopecia, rash, pele seca e/ou prurido, faringite, boca seca, dor ocular, epistaxe, herpes simples, alterações gustativas, rinite, constipação intestinal, sangramento gengival, tosse, vertigem, inflamação no local da aplicação, astenia, parestesia, piora do diabetes mellitus, congestão nasal, distúrbios respiratórios, labilidade emocional, diminuição da libido, náusea, vômitos e diarreia.
*Em negrito os sintomas que tive e/ou ainda tenho.

Devido a alguns sintomas, como dores, fadiga, etc, meu médico me orientou a fazer as aplicações de noite, para que meu dia não fosse tão exaustivo e o sono amenizasse os "contratempos". Contudo, nos primeiros meses, após retirar o corticoide (que não me deixava ter nenhum sintoma), eu não conseguia dormir de noite e passava os dias como um zumbi, com dores e muita fadiga.
  •  A maioria das reações adversas são reversíveis e detectáveis no começo.
  • Devem-se realizar com frequência as seguintes análises laboratoriais: hemograma completo e contagem de glóbulos brancos e plaquetas; teste da função hepática, dosagem de enzimas hepáticas (transaminases séricas - TGO e TGP); avaliação da função renal (ureia e creatinina); dosagem de eletrólitos e cálcio. 
No começo, eu apresentei uma super alteração da função hepática. Assim, precisei fazer alguns destes exames todos os meses, especialmente para função hepática. Hoje, faço quando o Juarez Barbosa (órgão onde pego os remédios) os exige para renovação do processo.

Não preciso dizer que, com todos os sintomas que apresentei, passei a fazer uso de outros tantos remédios para atenuá-los. Os principais remédios que usei foram para dor e para a instabilidade emocional (labilidade emocional). A dor nas noites de aplicação ainda aparece ocasionalmente. Mas antes eu usava um remédio mais forte e de uso contínuo. Hoje eu uso um remédio mais "de buenas" e apenas nas noites que sinto dor. O remédio para ansiedade continua comigo. Eu até tentei, contra as ordenes médicas, ficar sem. Mas meu humor ficou extremamente instável .

Então é isso...
Sobre o vídeo, como eu não entendo muito dessas coisas tecnológicas, eu dividi o vídeo em duas partes, para ser carregado. A filmagem e a edição do vídeo foram do marido
Espiem os vídeos!

Ah, pra quem tem medo de agulha, como eu tinha, com o aplicador automático, ela não aparece. 😏


Parte I



Parte II


Ps: reparem que na perna em que estou fazendo aplicação, mais para cima, tem uma mancha escura. É comum, o local da injeção, ficar avermelhado e depois roxo.




Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Interferon

http://www.bulas.med.br/p/bulas-de-medicamentos/bula/5265/interferon+alfa+2b.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário