Oi, gente!
Antes de começar o textão de hoje, vamos relembrar: AUTOMEDICAÇÃO É BURRICE!
Então vamos ao que interessa:
Em setembro de 2015, eu, Tiago e Nala fizemos uma viagem de três dias de Belém para Goiânia. Estava me mudando de volta para a minha cidade que tanto amo! 💗
Amanhecemos na estrada... O último dia de viagem nos deixou ansiosos! Então, levantamos cedo e botamos o pé na estrada bem antes do amanhecer. Deu até pra parar e tirar uma foto da família assim, em plena rodovia.
O Tiago não veio em definitivo naquela época. Ele viria de mudança só em março do ano seguinte. Aí eu pensei: adeus anticoncepcional! \o/
Vamos combinar que todo anticoncepcional é uma bomba de hormônios. E eu os uso, quase que interruptamente, há 12 anos! Então fiquei mó feliz.
No começo de 2016, eu cheguei a usá-lo uma vez (olha a bagunça!), porque o marido veio a passeio, mas aí... meu organismo virou uma bagunça!
O anticoncepcional que eu usava na época e que voltei a usar é o NUVARING.
Ele é um anel de silicone, que fica por 21 dias dentro da vagina liberando os hormônios. Escolhi usá-lo após 10 anos tomando os comprimidos de YAZ ou Yasmin, que acabaram por me dar dor no estômago e enjoo.
Ele não incomoda nadinha. Tanto que é necessário marcar na agenda ou calendário os dias de tirar e de colocar outro.
Voltando à confusão do meu organismo... depois que menstruei após o único Nuvaring que usei em 2016, tive a crise da EM. E aí, colegas... remédio atrás de remédio, sistema imunológico bagunçado, psicológico também... não há menstruação que dê o ar da graça!
Em novembro de 2016, já sem a crise, fui ao meu ginecologista. Contei toda a minha história e terminei com: e aí que estou esperando minha menstruação voltar a descer para voltar a usar o remédio.
E ele, na maior calma que lhe é característica: pois ainda bem que vc não voltou a usar, porque existe algumas relações não muito boas da EM e do Interferon (remédio da injeção) com o anticoncepcional.
E eu: 😲😲😲😲
Ele não me deu uma explicação certinha, ou fui eu que não entendi. Mas lembro que uma das coisas que ele falou é que, como anticoncepcional traz o risco da hemorragia, se eu tiver uma hemorragia no cérebro, pode me afetar muito.
Beleza! Fui pra casa chupando essa manga...
Mas gente, não dá... não só por ser um contraceptivo, mas também pelo meu histórico de SOP (Síndrome do Ovário Policístico). As cólicas são brutais, as dores nas pernas, de cabeça, de estômago são fortes! E meu fluxo??? Basta dizer que já cheguei à situação de usar um pacotinho de absorvente em menos de 24h! 👌
Pois bem, eu não me dei por satisfeita!
Pesquisei na internet e achei coisas como:
"Mulheres com EM são mais propensas a terem usado contraceptivos orais nos 3 anos anteriores ao diagnóstico do que as mulheres que não tiveram EM."
ou
"Obesidade e anticoncepcionais aumentam o risco de EM."
ou
"Pílula anticoncepcional pode causar lesões visuais."
Uai, coisas que eu já sabia. E também, não achei nada relacionado às coisas que o meu médico disse.
Pesquisei mais. Vi nos blogs de outras esclerosadas, que elas usam tais remédios, o que atenuava os sintomas da TPM. Também conversei com a Maria Thereza do Tratamento Alternativo e fui tomando minha decisão. Eu já usava anticoncepcional há mais de 10 anos, se fosse para ter uma hemorragia, já teria acontecido. E a falta do remédio me fazia passar mal, ter alterações no humor... isso, certamente, altera o sistema imunológico. O que nunca é bom.
Então, há exatos dois meses (24 de janeiro) voltei ao médico e conversei sobre meus sintomas, minhas pesquisas e minha decisão. Ele disse que o que eu pesquisei estava certo, que realmente o risco da hemorragia seria menor, MAS... mas, existem estudos bem recentes sobre essa relação entre o anticoncepcional e a EM. No entanto, como eu não estava me sentindo confortável, iríamos fazer um teste. Para isso, marcamos um retorno hoje. Fiz exames de sangue, exame clinico nos seios, exame clinico no fígado, aferi a pressão... E só digo o seguinte: passei no teste! \o/
E agora, sou um esclerosadinha anticoncepcionada e quase mega feliz.
Bom mesmo, seria se eu não usasse esses hormônios... mas não se pode ter tudo, não é mesmo?
😃