Os corticoides, ou corticoesteroides ou cortisona ou ainda cortisol, são hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais que possuem forte ação anti-inflamatória. Eles são amplamente utilizados em reações alérgicas, doenças auto-imunes, como a EM, transplantes de órgãos e em muitas outras situações.
Existem diferentes formas de uso para tais remédios:
- Corticoides nasais: sprays, geralmente utilizados para alergias respiratórias;
- Corticoides orais: comprimidos, geralmente utilizados no tratamento de doenças crônicas inflamatórias;
- Corticoides tópicos: cremes, pomadas e loções, geralmente utilizados para reações alérgicas e doenças na pele;
- Corticoides injetáveis: injeções, geralmente utilizados para tratar problemas crônicos
Normalmente, o paciente da EM no momento inicial da crise passa pela pulsoterapia. Esta consiste na administração, via venosa, de altas doses de corticoide em um curto período, geralmente de 3 a 5 dias, visando encurtar a duração do surto. Essa administração deve ser realizada em regime hospitalar, o que não implica na necessidade da internação. Segue-se então com o corticoide via oral.
No meu caso, enquanto não fechávamos o diagnóstico e era preciso conter e regredir os sintomas, usei os comprimidos. Como eu já estava há um bom tempo sob o efeito da medicação e respondi bem ao tratamento, a pulsoterapia foi desnecessária.
Entretanto, apesar de tantos benefícios, os corticoides apresentam inúmeros efeitos colaterais. Especialmente quando usados a longo prazo.
Aí vai uma lista de alguns desses efeitos:
- Acnes
- Insônia
- Perda de memória
- Cataratas e glaucomas
- Rouquidão
- Diminuição do apetite sexual
- Diabetes
- Pressão alta
- Etc...
Aaaah! Ouvi falar que corticoide engorda. É verdade?
Olhe essa foto e veja se esse rostinho de lua cheia responde sua pergunta!
Esta sou eu. Do alto dos meus 1,55m, 64kg e 80mg/dia de corticoide!
E por que ele engorda?
Como dito antes, o cortisol natural é produzido pelas glândulas supra-renais. Ele é conhecido como hormônio do estresse, uma vez que sua produção aumenta sempre que nosso organismo se encontra sob estresse físico. Ele altera o metabolismo das gorduras, levando ao acúmulo das mesmas e aumenta a produção de glicose (açúcar), preparando o organismo para combater a agressão causada pelo estresse.
Os corticoides sintéticos são mais potentes que os naturais. Desta forma, o remédio aumenta MUITO o apetite. Sabe quando vc sai da aula de natação roxo de fome? Daí pra pior! Além disso, ele influencia na retenção de líquidos, causando essa carinha ali de lua cheia... 😌
E é claro, que sempre tem gente pra deixar a situação ainda pior.
Deparei-me com dois cidadãos que fizeram por onde serem citados aqui.
1. No jantar:
Mas vc também não pode usar o remédio como desculpa, porque aí fica fácil. Vou morrer de comer e falar que a culpa é do remédio? Vc já está jantando pela segunda vez... vc não pode por a culpa só no remédio...
O que eu pensei: AMIGO, eu estou esclerosada. Eu SOU esclerosada! Eu posso colocar a culpa no remédio sim. Se tem uma coisa que eu posso é colocar a culpa no remédio. E se reclamar, tem culpa pra vc também! E eu ainda janto pela terceira vez (o que de fato eu fiz!)!
O que eu fiz: sorrisinho de paisagem
2. No evento da família:
Sabe aquele parente engraçadinho? Aquele que todo mundo já apelou com ele, mas ele acha que está "só brincando"...
Tiramos uma foto em família. Ele me recortou na foto. Depois me recortou novamente naquele estilo foto 3x4. Depois ele recortou SÓ MEU ROSTO e mandou a foto no grupo da família acompanhada de uma piada.
O que esperar de uma pessoa dessa?
Mas o que seria da vida se não fosse os sem noção, não é mesmo??? 😂😂😂
E já que estou polêmica hoje, gostaria de aproveitar pra deixar uma dica:
GENTE, o peso, a orientação sexual, a orientação religiosa, as tatuagens, as roupas, o cabelo, o linguajar... ou seja, a vida do outro não é da nossa conta.
"Quem ama não julga
Quem julga não ama nem a si mesmo." Vô Benedito
❤
Amo você, Mel. Muita saudade. Quando vier a São Paulo, por favor, me avise.
ResponderExcluirCarmen, só vi hj seu comentário. Obrigada!
ExcluirApesar de uma convivência breve, nasceu entre nós um sentimento lindo. Com certeza, se for em SP, te dou um alô! Beijão